Blog de César Garcia


CARTA DE UM JOVEM POETA

Caro deus dos cristãos, judeus e muçulmanos:

Pouco tempo depois que os homens te criaram à sua imagem e semelhança, começaram as decepções. A primeira, quando descobriram que eles mesmos resultaram de uma longa evolução e não de um ato criador de seis dias que teria te causado um grande cansaço. Agora isto é evidente, porém na época provocou grande celeuma, pois muita gente arrogante não quis nem ouvir falar que descendia de animais muito parecidos com macacos. O pai desta descoberta, desdobrada em teoria, sofreu perseguições, e, seus adeptos até hoje são obrigados a defender-se de ataques obscurantistas. Uma segunda grande decepção se deu quando a quantidade de pobres inundou a Terra. Muitos deles perderam a paciência a ponto de se tornarem delinquentes, assaltantes, assassinos e fanáticos. Os ricos tentaram exterminá-los e as guerras juntaram-se às catástrofes naturais (de tua autoria, segundo alguns) e o sofrimento alastrou-se, atingindo ricos e pobres. Agora queremos decretar o teu fim, mas parece tarde demais: a maioria dos humanos prefere uma má companhia à solidão cósmica. Este adeus, portanto, é só meu. Vade retro. Vasa.

 



Escrito por César Garcia às 19h00
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Oficina

Na Oficina de Criação Literária Clarice Lispector coordenada por Lourdes Rodrigues, da qual faço parte, teve início hoje a leitura da Comédia, como a intitulou Dante Alighieri. A escolha de uma das traduções já deu trabalho para toda uma tarde. Venceu a de Ítalo Eugênio Mauro, publicada pela Editora 34 que traz os versos em Português e em Italiano. Desperta maior interesse o primeiro volume - O Inferno. Todo mundo diz que o Purgatório e o Céu não têm muita graça.



Categoria: Crônicas
Escrito por César Garcia às 22h58
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


Hipocrisia

A IMAGEM DE KAFKA

 

No dicionário Houaiss, há dois significados para o verbo desmitificar:

1 - destituir (personagem, entidade abstrata) de seu caráter de mito, de seus aspectos lendários; demitologizar

2 - privar de elementos atrativos; banalizar

 

E dois para desmistificar:

 

1 - desnudar (algo ou alguém) daquilo que mistifica, engana ou embeleza de maneira falsa; patentear, revelar, desmascarar

2 - destituir o caráter místico ou misterioso de

 

 

O caderno Mais! da Folha de São Paulo de 10/8/08 trouxe o artigo aqui transcrito parcialmente que dá notícia do livro Excavating Kafka de James Hawes publicado no Reino Unido.  Segundo o autor do artigo – Pedro Dias Leite – o objetivo declarado do livro é desmistificar Franz Kafka. Uma das revelações é que o escritor tcheco possuía uma coleção de revistas eróticas. Eis o artigo:

 

O baú proibido

A PARTIR DE PESQUISAS NA UNIVERSIDADE DE OXFORD E NA BIBLIOTECA BRITÂNICA, "ESCAVANDO KAFKA", DE JAMES HAWES, TENTA DESMITISFICAR A VIDA ÍNTIMA E PÚBLICA DE UM DOS PRINCIPAIS ESCRITORES DO SÉCULO 20

PEDRO DIAS LEITE
DE LONDRES

Um segredo literalmente do fundo do baú, conhecido há quase um século por alguns poucos acadêmicos, veio à tona na quinta-feira passada, com a publicação, no Reino Unido, de um livro que revela a coleção de revistas eróticas de Franz Kafka (1883-1924) - um dos mais importantes escritores do século 20.
Com o objetivo declarado de desmistificar o escritor tcheco de língua alemã, a obra do pesquisador James Hawes, "Excavating Kafka" (Escavando Kafka, ed. Quercus, 272 págs., 14,99, R$ 46), também traz imagens daquelas publicações - que o Mais! reproduz nesta edição.

                                          ---------O---------

 

Na minha modesta opinião, a imagem que temos de Kafka não “engana”, não tem “beleza falsa” e portanto não precisa nem pode ser desmistificada por essa revelação. Por outro lado, se Kafka é um mito, tampouco deixa de sê-lo porque gostava de imagens eróticas. Em resumo, o livro e o artigo cheiram a hipocrisia e sensacionalismo.

 

 



Categoria: Dicas de livros
Escrito por César Garcia às 22h42
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Nordeste, CAMARAGIBE, ALDEIA, Homem, Mais de 65 anos, Portuguese, Spanish, Arte e cultura, Livros, Literatura



Histórico


Categorias
Todas as mensagens Link Citação Contos Crônicas Frases Dicas de livros



Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis